Página Principal  / Semutran

Semana Municipal do Trânsito


Criada pela Lei Municipal nº 11.387/2002, a Semana Municipal do Trânsito (Semutran) promove anualmente ações de educação para a mobilidade entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro.

Em 2018,  o tema da Semutran foi a Campanha VIVA, que divulga orientações sobre segurança no trânsito e dissemina o respeito entre todos os usuários das vias públicas, focando especialmente nas faixas de pedestres. 

Teve destaque o 1º Moto Passeio Noturno de Campinas, no dia 21/09 (sexta-feira), com concentração no Espaço Warrior (Taquaral) e dispersão em frente ao Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (Sousas), onde ocorreu o 5º Festival Gastronômico de Primavera de Sousas e Joaquim Egídio, além da Mostra Mais Sustentável. Motociclistas foram mobilizados e conscientizados no passeio.

Eles percorreram as avenidas Barão de Itapura, Dr. Heitor Penteado, Júlio Prestes, José de Souza Campos (Norte-Sul), Viaduto São Paulo (“Laurão”), Avenida Dr. Moraes Salles e Rodovia Dr. Heitor Penteado (SP-81).

  

No festival gastronômico, sábado, 22/09, Agentes da Mobilidade Urbana e educadores da Emdec levaram óculos especiais para conscientizar a população. Ao usar esses acessórios, os voluntários ficam com o equilíbrio comprometido, como se tivessem consumido bebidas alcoólicas antes de dirigir. A experiência mostra quão perigosa é a combinação entre álcool e direção.

  

Esses óculos já tinham sido usados com munícipes no Paço Municipal, em 19/09 (quarta-feira).

Assista à matéria sobre a ação na Prefeitura:



Também em 22/09, dia da campanha mundial anual “Na cidade sem meu carro”, a Emdec realizou no Centro de Convivência uma intervenção urbana inspirada na capa do famoso álbum Abbey Road, o 12º da banda The Beatles, lançado em 26 de setembro de 1969, que completará 50 anos em 2019. Foi instalado um painel com foto da ilustre rua britânica e estendida faixa de pedestres com a inscrição VIVA.

O material destaca: "49 anos depois do lançamento do disco Abbey Road, a icônica faixa de pedestre viajou para Campinas para mostrar a importância do seu uso e a diferença que ela faz no nosso dia a dia".

Veja vídeo da intervenção:



No dia 23/09 (domingo), a programação da Semutran 2018 chegou ao Parque Ecológico Monsenhor Emilio José Salim, por ocasião do 1º Encontro de Ciclistas de Campinas e Região. Além dos óculos e da conscientização de ciclistas, a Emdec ofereceu jogos pedagógicos (jogo da memória e um painel magnético para posicionar elementos do trânsito) e minicircuito (simulação de rua), educando crianças de 5 a 12 anos.

 

Ainda dentro da Semutran 2018, foram organizadas visitas monitoradas aos canteiros de obras do BRT (Bus Rapid Transit, transporte rápido por ônibus), futuro Rapidão de Campinas. Nesse sistema, os ônibus circularão em faixas exclusivas, separados do trânsito comum, proporcionando um transporte mais ágil, eficiente e seguro, uma das bandeiras da Semutran. Serão 36,6 km de corredores, com entrega prevista para 2020. No dia 26/09 (quarta-feira), participaram do tour funcionários da Emdec. Dia 27, secretários municipais e membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). Dia 28, imprensa e vereadores. 

    

Em vários outros locais, houve a ação Faixa VIVA, abordando principalmente o gesto que os pedestres podem fazer aos motoristas antes de atravessar na faixa. Se ela não tiver semáforo, a pessoa deve se posicionar com segurança na calçada, virada para os veículos, e estender o braço em direção à rua, com a mão aberta, sinalizando sua intenção de passar. É fundamental fazer contato visual com os motoristas e esperar eles pararem antes de pôr os pés na rua. Esse gesto pode salvar muitas vidas.

 

O corpo a corpo educativo da Faixa VIVA ocorreu nos seguintes locais, além de também ter acontecido em alguns eventos citados acima:

19/09: Paço Municipal.
20/09: Serviço Social do Transporte (Sest) / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), com motoristas.
21/09 e 26/09: Faixas nas proximidades da Estação Cultura.
24/09: Avenida John Boyd Dunlop.
25/09: Entorno da Torre do Castelo.
27/09: Imediações da Rodoviária e Terminal Metropolitano.
28/09: Rua Conceição x Rua Irmã Serafina.

No dia 18/09, abrindo a Semutran 2018, a Campanha VIVA foi apresentada no Hospital de Clínicas da Unicamp, no programa P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude), em que jovens do Ensino Médio visitam Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), conversam com vítimas de acidentes de trânsito e assistem a palestras sobre a combinação entre álcool e direção.



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia