14 de Agosto de 2018 - Campinas/SP
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Rapidão Campinas


Campinas foi um dos municípios contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) – PAC Mobilidade Grandes Cidades, com recursos destinados à implantação de corredores exclusivos para o transporte municipal de passageiros no padrão BRT (Bus Rapid Transit, transporte rápido por ônibus, em Campinas intitulado Rapidão).

O conceito de BRT envolve características diferenciadas de infraestrutura, planejamento e controle operacional do sistema. A estrutura prevê paradas comuns (os populares pontos de ônibus), estações de transferência – que fazem tanto a ligação entre dois pontos, recebendo os usuários das linhas alimentadoras, quanto a inversão de percurso de uma região para outra – e toda a infraestrutura adequada para que o usuário tenha conforto e economia do tempo gasto no percurso. São utilizados ônibus articulados ou biarticulados, obrigatoriamente acessíveis.



Os corredores exclusivos preveem espaços para ultrapassagens, eliminando a lentidão que vemos quando são formados os “comboios” de ônibus nas paradas, enquanto aguardam que o veículo à frente finalize o embarque/desembarque. Esses corredores são segregados do trânsito comum, com as pistas exclusivas rentes ao canteiro central e o embarque/desembarque pelas portas à esquerda. A estrutura das estações, paradas e terminais é totalmente acessível, permitindo o embarque em nível e proporcionando a usuários com necessidades especiais, mães com crianças de colo, idosos e gestantes a mesma mobilidade de qualquer outro usuário.

Além disso, o pagamento desembarcado (antes de acessar o veículo) garante mais agilidade no acesso aos ônibus, diminuindo o tempo de espera em filas, o tempo do veículo parado aguardando a liberação para saída e o tempo de acomodação dos usuários em seus assentos. Painéis de informação online aos usuários tornam o sistema mais seguro, rápido, eficiente e confiável.

Acesse a apresentação do projeto


OS CORREDORES

O corredor Ouro Verde terá 14,4 km de extensão, partindo do Terminal Central (Viaduto Miguel Vicente Cury) e seguindo por João Jorge, Amoreiras, Piracicaba, Ruy Rodriguez e Camucim até o Terminal Vida Nova.

Será interligado ao Corredor Campo Grande pelo Corredor Perimetral, que começará na Estação Campos Elíseos, a ser construída na área ocupada anteriormente pela Administração Regional 7. O Perimetral seguirá pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) até a Estação Aurélia, na Avenida John Boyd Dunlop. Terá 4 km de extensão.

Já o Corredor Campo Grande terá 17,8 km de extensão, saindo das proximidades do Terminal Mercado, passando próximo ao Terminal Multimodal Ramos de Azevedo (Rodoviária de Campinas) e pelo leito desativado do antigo VLT até a Estação Jardim Aurélia, na John Boyd Dunlop, chegando até o Terminal Itajaí.

Ao todo, serão 33 estações de embarque e desembarque, 5 terminais de integração e 16 obras de arte (pontes, viadutos e passagens de nível).

Os projetos executivos tiveram a Ordem de Serviço expedida em maio de 2017, e estão em pleno desenvolvimento. Também foi emitida Ordem de Serviço para a instalação do canteiro de obras e os serviços preliminares do Lote 1, sendo que as demais Ordens de Serviço serão expedidas conforme finalização e aprovação dos projetos executivos e emissão das licenças ambientais de instalação pela Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A entrega dos corredores finalizados está prevista para o primeiro semestre de 2020.


A LICITAÇÃO
 
Depois da finalização dos projetos básicos, em 2015, deu-se início à etapa de licitação para contratação da elaboração dos projetos executivos e execução das obras dos corredores Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. A licitação, dividida em quatro lotes, foi disputada por 19 participantes, entre empresas e consórcios de empresas interessadas. 
 
A obra, inicialmente orçada em R$ 549.621.331,19 (quinhentos e quarenta e nove milhões, seiscentos e vinte e um mil, trezentos e trinta e um reais e dezenove centavos), obteve desconto total de R$ 98.166.284,13 (noventa e oito milhões, cento e sessenta e seis mil, duzentos e oitenta e quatro reais e treze centavos), terminando ao custo de R$ 451.455.047,06 (quatrocentos e cinquenta e um milhões, quatrocentos e cinquenta e cinco mil, quarenta e sete reais e seis centavos).
 
Após várias rodadas de lances e descontos, o resultado final foi:  



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
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