Página Principal  / Notícias para Turistas  / EMDEC monitora trânsito durante apresentações de blocos no Carnaval 2013

Notícias para Turistas

ver todas
EMDEC monitora trânsito durante apresentações de blocos no Carnaval 2013

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) preparou uma operação especial de monitoramento do trânsito para as apresentações de blocos carnavalescos, durante os cincos dias de reinado do Momo. O principal objetivo é garantir a segurança e a fluidez viária.

Entre o início da noite de sexta-feira, dia 8 de fevereiro, até a madrugada de quarta-feira de Cinzas, 13, serão 25 eventos, em diversas regiões de Campinas. Somente para o acompanhamento dos blocos carnavalescos foram destacados cerca de 150 agentes da Mobilidade Urbana.

Para evitar lentidões e congestionamentos, a EMDEC orienta aos motoristas que evitem o tráfego pelas regiões dos eventos, durante o período das operações. Assim que os percursos forem finalizados, as vias serão liberadas.

Som alto
No Distrito de Barão Geraldo, durante os desfiles dos blocos, a EMDEC realiza uma operação especial, fiscalizando e autuando veículos particulares que estiverem com o volume de som acima do permitido por lei. Para isso, os agentes utilizam um decibelímetro (aparelho que mede a freqüência do som).

A ação será concentrada no ponto final dos desfiles, na confluência da Avenida Santa Isabel com as ruas Manoel Antonio Novo e Benedito Alves Aranha, local conhecido como Banca Central.

O Artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define como grave o uso de som em desacordo com as normas do Conselho Nacional de Transito (Contran). A fiscalização é realizada por agente de trânsito com um aparelho chamado decibelímetro. Durante a fiscalização, a medição do aparelho não pode ultrapassar 80 decibéis (dB), a uma distância de sete metros. Ou 86 dB, a uma distância de 3,5 metros.

Não estão inclusos os ruídos produzidos por buzinas, sinalizadores de marcha à ré, sirenes, motor e demais componentes obrigatórios do veículo; e veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam com autorização emitida pelo órgão competente.

Programação e percursos
* Dia 08/02 (sexta-feira)
- Bloco do Monte Cristo:
Concentração às 16h, na Avenida Carlos Stella Neto, esquina com a Rua São Tiago, no Jardim do Lago II. Evento até as 18h. Dois agentes da EMDEC realizam as operações de trânsito.

- Bloco Afoxé Ibaô: Concentração a partir das 19h, no Ponto de Cultura e Memória da Vila Padre Manoel de Nóbrega, na esquina das ruas Canário com Azulão. Percurso pelas ruas Canário, Pardal, Uirapuru, Tucano e encerramento na Rua Ema. Serão seis agentes da EMDEC na operação.

- Grupo Maracatu – Maracatucá: Concentração na Rua José Martins (Praça do Coco), em Barão Geraldo, a partir das 22h. Trajeto pela José Martins e Professora Zélia Seixas de Siqueira. Serão seis agentes da EMDEC na operação.

- Berra Vaca: Concentração na Praça do Coco, no cruzamento das ruas Professora Zélia Seixas de Siqueira com José Martins, a partir das 23h. Percurso pelas vias Francisco Aledo, Jerônimo Pattaro, Santa Isabel, até a confluência dessa avenida com as ruas Manoel Antonio Novo e Benedito Alves Aranha (Banca Central). Serão oito agentes da EMDEC na operação, que se encerra às 6h.

* Dia 09/02 (sábado)
- Bloco da Ferradura:
Concentração na Rua Vitorino Ferrari, com Avenida Santa Isabel, em Barão Geraldo, a partir das 13h. Trajeto pelas vias Julia Leite de Barros, Eduardo Modesto, Antônio de Barros Boel, Luis Vicentim Sobrinho e Armando Sebastião Bonomi. Encerramento previsto para as 21h30. Seis agentes da EMDEC na operação.

- Toma na Banda: Concentração a partir das 14h30, no Centro de Convivência Cultural. Saída às 17h, com percurso pelas vias General Osório, Antonio Cesarino, Benjamin Constant, Francisco Glicério, Conceição, até o Teatro de Arena. Encerramento previsto para as 20h. Serão 13 agentes da EMDEC na operação.

- Bloco as Caxeirosas: Concentração, a partir das 15h, na Praça Vila São João, em Barão Geraldo. Percurso pelas ruas Cecira Pizzardi Pattaro, Raul de Souza, Carlos Martins, Francisco Andreo Aledo, José Martins e Professora Zélia Seixas de Siqueira. Término previsto para as 19h. Seis agentes da EMDEC na operação.

- Bloco do Monte Cristo: Concentração às 16h, na Avenida Carlos Stella Neto, esquina com a Rua São Tiago, no Jardim do Lago II. Evento até as 18h. Dois agentes da EMDEC na operação.

- Nação Bantus de Savuru: Concentração na entrada do CDHU da Rua Maria Aparecida dos Reis Neves, na Vila Padre Anchieta, a partir das 18h. Encerramento previsto para as 20h. Seis agentes da EMDEC na operação.

- Grupo de Pífanos Flautins Matuá: Concentração na Rua José Martins (Praça do Coco), em Barão Geraldo, a partir das 18h. Percurso pelas vias Maria Nassif Mokarzel, Avenida Santa Isabel, José Martins e Professora Zélia Seixas de Siqueira. Término previsto para as 22h. Seis agentes da EMDEC na operação.

- Unidos da Tribo: Concentração na Praça Reginaldo Dias Leme, ao lado da Igreja São Joaquim, em Joaquim Egídio, a partir das 19h. Percurso pela José Ignácio e Dr. Heitor Penteado. Término às 3h. Nove agentes da EMDEC na operação.

- Bloco do Souza: Concentração na Praça Ângelo Signori, em Barão Geraldo, a partir das 22h. Percurso pelas vias Gilberto Pattaro, Santa Isabel, Lucinda Carvalho Marques, Albino José Barbosa de Oliveira. Término às 6h. Seis agentes da EMDEC na operação.

* Dia 10/02 (domingo)
- Bloco do Monte Cristo:
Concentração às 16h, na Avenida Carlos Stella Neto, esquina com a Rua São Tiago, no Jardim do Lago II. Evento até as 18h. Dois agentes da EMDEC na operação.

- Grupo Maracatu Bloco Bodas de Prata Urucungus: Concentração na Rua Arnaldo de Carvalho, no Bonfim, a partir das 16h. Percurso pela Santana Gomes, Emílio Quingue, Teodoro Langarde, voltando para a Arnaldo de Carvalho. Término previsto para as 19h. Três agentes da EMDEC na operação.

- União Altaneira: Concentração na Moradia Estudantil da Unicamp, na Avenida Santa Isabel, em Barão Geraldo, a partir das 17h. Percurso pela Santa Isabel até a Banca Central. Término previsto para as 6h. Nove agentes da EMDEC na operação.

- Unidos da Tribo: Concentração na Praça Reginaldo Dias Leme, ao lado da Igreja São Joaquim, em Joaquim Egídio, a partir das 19h. Percurso pela José Ignácio e Dr. Heitor Penteado. Término às 3h. Nove agentes da EMDEC na operação.

* Dia 11/02 (segunda-feira)
- Vó Tiana:
Concentração na Praça Getúlio Vargas, na Vila Teixeira, a partir das 16h. Percurso pela Constante Ceccarelli, Borborema e Dirceu Martins Ribeiro. Previsão de término para as 21h. Dois agentes da EMDEC na operação.

- Cupinzeiro: Concentração na Rua Professora Zélia Seixas de Siqueira, em Barão Geraldo, a partir das 17h. Trajeto pela Maria Nassif Mokarzel, Santa Isabel, Agostinho Pattaro, José Martins e Zélia Seixas de Siqueira. Término por volta das 6h. Oito agentes da EMDEC na operação.

- Unidos da Tribo: Concentração na Praça Reginaldo Dias Leme, ao lado da Igreja São Joaquim, em Joaquim Egídio, a partir das 19h. Percurso pela José Ignácio e Dr. Heitor Penteado. Término às 3h. Sete agentes da EMDEC na operação.

* Dia 12/02 (terça-feira)
- Bloco Regatas: Concentração na Rua Coronel Silva Telles, no Cambuí, a partir das 15h. Percurso pela Coronel Quirino, Conceição e Maria Monteiro. Quatro agentes da EMDEC na operação.

- Teia do Aranha: Concentração no Centro Esportivo dos Trabalhadores, na Rua Mario Yann, na Vila Castelo Branco, a partir das 16h. Trajeto pela Avenida Ibirapuera e ruas Sofia Salgado, Castelnuovo e Mario Yann. Encerramento previsto para as 20h. Quatro agentes da EMDEC na operação.

- Unidos da Tribo: Concentração na Praça Reginaldo Dias Leme, ao lado da Igreja São Joaquim, em Joaquim Egídio, a partir das 19h. Percurso pela José Ignácio e Dr. Heitor Penteado. Término às 3h. Sete agentes da EMDEC na operação.

- Beeiro: Concentração em frente à Escola Professor Hilton Federici, em Barão Geraldo, a partir das 22h. Trajeto pela Rua Luis Vicentim Sobrinho. Término previsto para as 2h. Seis agentes da EMDEC na operação.

- Grupo Maracatu – Maracatucá: Concentração na Rua José Martins (Praça do Coco), em Barão Geraldo, a partir das 22h. Trajeto pela Maria Nassif Mokarzel, Santa Isabel, José Martins e Professora Zélia Seixas de Siqueira. Quatro agentes da EMDEC na operação.

- Berra Vaca: Concentração na Praça do Coco, no cruzamento das ruas Professora Zélia Seixas de Siqueira com José Martins, a partir das 23h. Percurso pelas vias Francisco Aledo, Jerônimo Pattaro, Santa Isabel, até a confluência dessa avenida com as ruas Manoel Antonio Novo e Benedito Alves Aranha (Banca Central). Serão oito agentes da EMDEC na operação, que se encerra às 6h.



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia