Página Principal  / Notícias para Motoristas  / Prefeito e secretário de Transportes aderem ao Dia sem meu carro

Notícias para Motoristas

ver todas
Prefeito e secretário de Transportes aderem ao Dia sem meu carro

A Jornada Internacional “Na cidade, sem meu carro”, comemorada nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, propõe uma reflexão da sociedade sobre o uso excessivo do veículo particular, de maneira individual. A proposta é sensibilizar as pessoas a, pelo menos em um dia do ano, deixar o carro em casa e experimentar outras formas de deslocamento, como a pé, bicicleta, transporte coletivo, ou promover caronas programadas; contribuindo com iniciativas voltadas à qualidade de vida no planeta.

Dentro dessa filosofia, o prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, aderiu à Jornada e foi trabalhar utilizando o transporte público coletivo e o Bilhete Único. Logo às 7h25, Vilagra saiu do seu apartamento no Bairro Bonfim e pegou o ônibus da linha 3.60 – Proença / Castelo (inclusivo). Dentro do ônibus, o prefeito conversou com usuários do transporte e explicou a importância desse dia de reflexão.

“A iniciativa é mundial e temos que dar o exemplo em nossa cidade. Campinas já tem uma frota de quase 800 mil veículos licenciados; e é importante buscarmos alternativas para evitarmos os congestionamentos e lentidões que se formam todos os dias nas principais vias. O Poder Público está preocupado com essa situação”, afirmou o prefeito.

A supervisora de vendas Valdinez Crepaldi, de 47 anos, estava no ônibus e aprovou a iniciativa. “Trabalhei oito anos em São Paulo e percebo que em Campinas a situação está piorando. Não quero que o trânsito daqui fique como o de lá. Precisamos encontrar soluções para esse problema”.

Clarinda Leite, 77, utiliza o transporte público quase todos os dias. “É importante essa iniciativa do prefeito, de dar o exemplo. As pessoas precisam se conscientizar”.

Às 7h40, o prefeito desceu no ponto da Avenida Francisco Glicério; e seguiu a pé para a Prefeitura, pela Avenida Benjamin Constant. Demétrio Vilagra chegou ao Paço Municipal por volta das 7h50. “Temos que fazer a nossa parte, e encontrar, junto com a sociedade, soluções para o uso individual dos carros”, salientou.

Mais adesão
O secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), Sérgio Torrecillas, também aderiu ao movimento “Na cidade, sem meu carro” e percorreu os cerca de 1,5 quilômetros de seu apartamento no Bairro Botafogo até a sede da EMDEC, na Vila Industrial, a pé.

“Foi uma caminhada de meia hora e pude observar detalhes pelo caminho que não reparo na correria do dia a dia. É importante mostrar à sociedade que nós temos que ter outra consciência nos nossos deslocamentos, visando, obviamente, usar o transporte público e outros meios alternativos ao transporte individual, particular. Se todo mundo for usar o carro particular, ninguém vai andar em cidade nenhuma do mundo”, declarou o secretário.

A Jornada
A Jornada Internacional “Na cidade, sem meu carro” faz parte da série de atividades que estão sendo realizadas dentro da Semana Municipal do Trânsito (Semutran), organizada pela EMDEC.

É um momento de avaliação da sociedade para questões que envolvem o uso racional e equilibrado dos veículos, como forma de minimizar os problemas relacionados à poluição atmosférica, visual e auditiva; e, principalmente, à redução dos acidentes de trânsito.

No site da EMDEC (www.emdec.com.br) estão disponíveis todas as informações sobre como aderir à Jornada.


Fotos: Valéria Abras e Mara Toso

 



 



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia