Página Principal  / Notícias  / Grupo técnico da Emdec conhece modelos do BRT de São Paulo e Rio de Janeiro

Notícias

ver todas
Grupo técnico da Emdec conhece modelos do BRT de São Paulo e Rio de Janeiro

Autor: GILSON REI

O Grupo Técnico da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) formado para acompanhar o projeto de BRT em Campinas visitou os modelos de BRT do Rio de Janeiro e de São Paulo nesta semana.

Na terça-feira, dia 14 de janeiro, os especialistas em trânsito e transporte, engenheiros e arquitetos da Emdec conheceram o Expresso Tiradentes, que atua no modelo de BRT em São Paulo. Já na quinta-feira, dia 16 de janeiro, o grupo conheceu o BRT do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca.

Um dos integrantes do Grupo Técnico da Emdec, Renzo Pavoni, disse que a visita teve o objetivo de identificar as experiências que funcionaram e aquelas que não deram certo. “Este levantamento será importante no momento de ajustes do projeto de BRT em Campinas”, afirmou.

Pavoni destacou, por exemplo, que a equipe de técnicos da Emdec avaliou se foram positivos os formatos de licitações e concessões. “Isto será fundamental para adotar a forma mais eficiente de licitação e concessão, evitando erros no futuro”, explicou.

A parte operacional foi também avaliada nas viagens feitas em ônibus do BRT; na visita ao Centro de Controle Operacional; e no conhecimento de estações e de toda a infraestrutura.

O secretário de Transportes, Sérgio Benassi, afirmou que tudo corre dentro do cronograma previsto opelo Ministério das Cidades e que a troca de informações entre os técnicos de outras cidades que utilizam o BRT serão fundamentais. “As visitas vão ajudar nas definições a serem aplicadas na operação; no sistema de gerenciamento; nos sistemas inteligentes de transporte; na manutenção das estruturas e estações; no projeto arquitetônico; enfim, em todo o sistema do BRT”, comentou.

Rio de Janeiro
O Corredor TransOeste é a principal conexão entre a região oeste do Rio de Janeiro e alguns bairros da zona norte, próximos à Avenida Brasil. O sistema foi inaugurado em junho de 2012 com 40km de extensão e 35 terminais de paradas para ônibus articulado, chamado de "Ligeirão".

Em uma segunda fase, serão incluídos mais 16 km, totalizando 56 km de extensão. No final, terá capacidade para transportar 220 mil passageiros por dia com uma frota de 230 articulados. A estimativa de atendimento é de 50 mil passageiros por hora nos momentos de pico.

No corredor, há nove pontos de integração e 74 estações em toda sua extensão. Atualmente, a velocidade dos ônibus que operam no trecho da implantação do TransOeste é de 25km/h, mas a expectativa é que o corredor passará a operar a 34km/h.

Além dos ônibus articulados, com linhas expressas e paradoras, seu corredor central contará com linhas complementares, operadas com ônibus menores nos bairros periféricos.

A Transoeste está dividida em cinco percursos: no denominado trecho zero da obra, que será construído quando a Linha 4 do metrô for inaugurada, o corredor vai se estender por seis quilômetros do Jardim Oceânico – onde fará integração com o Metrô – até o Terminal Alvorada.

Os ônibus articulados circularão pelas faixas centrais da Avenida das Américas e farão parada nas estações instaladas sobre o canteiro central. O custo previsto até o final da obra será de R$ 770 milhões.

São Paulo
São Paulo e cidades vizinhas totalizam uma população de 17 milhões de habitantes e contam com o Sistema Municipal de Transporte, composto por uma rede integrada permitindo uma racionalização do uso dos meios de transporte como um deslocamento mais rápido.

Este sistema foi criado pela Secretaria Municipal de Transportes, em conjunto com a SPTrans, em 2003 e é composto por dois subsistemas: o Subsistema Estrutural e o Subsistema Local.

No Estrutural as linhas são operadas por veículos de médio e grande porte (articulados, biarticulados e comuns), destinadas a atender altas demandas elevadas e integrar diversas regiões às áreas centrais da cidade. É a espinha dorsal do transporte coletivo.

Já no outro subsistema, o Local, alimenta a malha estrutural e atende aos deslocamentos internos nos subcentros com linhas operadas por ônibus comuns e veículos de menor porte, como micro e mini ônibus.

Para facilitar a organização das linhas, a cidade foi loteada em oito áreas, cada qual com uma cor diferente e operada por um consórcio e uma cooperativa, e os veículos seguem o mesmo padrão de cores, de acordo com o Manual de Identidade Visual.

Atualmente São Paulo possui dez corredores exclusivos para ônibus, sendo que o Expresso Tiradentes é considerado um sistema BRT. Na região metropolitana, cerca de 55% das viagens motorizadas são feitas em transporte coletivo, num total de 6 milhões de passageiros transportados por dia útil.

Para atender a essa demanda, todas as linhas de ônibus são operadas por empresas privadas, sob a gestão da São Paulo Transporte S.A. - SPTrans. O sistema é operado por 16 consórcios, formados por empresas e cooperativas, responsáveis pela operação de 15 mil veículos em mais de 1.300 linhas.

Autor: GILSON REI Última alteração em 17 de Janeiro de 2014 às 16:44



Veja mais

 Emdec mantém operação especial de trânsito para desfiles de blocos carnavalescos

 Emdec leva ações educativas a escolas das regiões do Campo Grande e Ouro Verde

 Rede Temática facilita acesso a hospitais

 Comunicado: alertas de notificações de autuações e penalidades

 Emdec disponibiliza ferramenta para consulta de infrações de trânsito

 Emdec prepara operação especial para o fim do Horário de Verão

 Trecho da Av. Dr. Moraes Salles com bloqueio viário no domingo, 17 de fevereiro

 Campinas reduz em 33% o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito

 Emdec realiza operação especial para desfiles de blocos carnavalescos

 Emdec altera sentido de circulação em trechos da Av. Jacaúna, na região da Vila Aeroporto

 Últimos dias para aproveitar a Operação Verão Vivo

 Obras do BRT Campo Grande na Avenida JBD avançam para a região do Jardim Aurélia

 Novo bloqueio em trecho da Rua Eduardo Nogueira a partir de segunda, 11 de fevereiro

 Trecho da Rua Júlio Frank de Arruda terá bloqueio viário no domingo, 10 de fevereiro

 Trecho da Rua dos Alecrins será interditado no sábado, 9 de fevereiro

 Moisés Lucarelli e Brinco de Ouro têm bloqueios viários para jogos do fim de semana

 Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul são opções de lazer no fim de semana

 Trecho da Amoreiras prossegue com bloqueio viário nesta quinta, 7 de fevereiro

 Trecho da Rua Dr. Arnaldo de Carvalho terá bloqueio viário quinta, 7 de fevereiro

 Emdec leva ações educativas a 18 escolas de Campinas

 Trechos da Amoreiras com bloqueio viário terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de fevereiro

 Trecho da Vitoriano dos Anjos terá bloqueio viário nesta terça e quarta-feira, 5 e 6/02

 Trecho da Rua Eduardo Nogueira terá bloqueio viário a partir de segunda, 4 de fevereiro

 Emdec realiza Operação Volta às Aulas 2019

 Trechos da Amoreiras com bloqueio viário nesta sexta e sábado, 1º e 2 de fevereiro

 Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul são opções de lazer no fim de semana

 Avenida Ruy Rodriguez com bloqueios viários a partir desta 4ª feira, 30 de janeiro

 Trecho da Rua Dr. César Paranhos de Godói com bloqueio viário nesta quarta, 30

 Trecho da Rua Plínio Barreto terá bloqueio viário nesta quarta, 30 de janeiro

 Credenciais para vagas exclusivas agora podem ser impressas on-line

 Amoreiras terá bloqueios e alterações de trânsito a partir desta terça, 29 de janeiro

 Trecho da Rua Júlio Frank de Arruda terá bloqueio viário neste domingo, 27 de janeiro

 EMDEC registra 93 ocorrências por conta da chuva

 Emdec presta apoio operacional ao Circuito Corre Campinas no domingo, 27 de janeiro

 Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul são opções de lazer no fim de semana

 Motorista de ônibus da linha 121 desvia itinerário e socorre passageira infartada

 Alça de acesso da Rodovia Dom Pedro I é bloqueada em definitivo

 Avenida John Boyd Dunlop terá novo trecho de obras do BRT Campo Grande

 Trecho da Avenida das Amoreiras, no São Bernardo, fica com uma faixa de rolamento

 Venda de créditos para Bilhete Único Escolar e Universitário volta na segunda, 21 de janeiro

 Entorno do Estádio Moisés Lucarelli tem bloqueios viários neste fim de semana

 Dois trechos da Avenida das Amoreiras com bloqueio viário neste sábado, 19 de janeiro

 Trecho da Amoreiras terá bloqueio viário neste sábado, 19 de janeiro

 Emdec disponibiliza consulta on-line a situação cadastral de motoristas de aplicativos

 Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul são opções de lazer no fim de semana

 Trecho da Rua Barão de Atibaia com bloqueio viário nesta quinta, 17 de janeiro

 Emdec altera sentido de circulação em três vias no município

 Campinas elimina pagamento em dinheiro dentro dos ônibus a partir de 19/01

 Emdec disponibiliza possibilidade de parcelamento de multas de trânsito

 Avanço do BRT Campo Grande altera circulação no Jardim Paulicéia



Página 1 de 152

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>

Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia