Página Principal  / Notícias  / Empatia é a palavra-chave do Seminário Gentilezas Urbanas

Notícias

ver todas
Empatia é a palavra-chave do Seminário Gentilezas Urbanas

Empatia - “Tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa” – foi a palavra-chave das três palestras ministradas no Seminário Gentilezas Urbanas, quinta-feira, 26/09, das 14h às 17h, na Metrocamp (Rua Dr. Salles Oliveira, Vila Industrial).

O evento integra a Semana Municipal de Trânsito (Semutran 2013), organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Os debates atraíram dezenas de pessoas à Metrocamp. Compareceram educadores, lideranças e profissionais da Mobilidade Urbana de Campinas, Cajamar, Guarulhos, Itatiba, Mogi Guaçu e Sumaré. Também esteve presente o vereador Gustavo Petta (PcdoB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal de Campinas.

O diretor de Desenvolvimento Institucional da Emdec, Humberto de Alencar, assegurou que a empresa continuará realizando “ações educativas permanentes, fomentando práticas mais cidadãs e civilizatórias no trânsito, em prol da saúde mental dos condutores”.

Confira resumos das palestras:

“O Desenvolvimento Moral e Gentilezas Urbanas”

Lívia Maria Silva Licciardi, graduada em Direito, Pedagogia, mestre em Psicologia Educacional (Unicamp) e especialista em Relações Interpessoais na Escola (Universidade de Franca), apresentou “O Desenvolvimento Moral e Gentilezas Urbanas”.

A palestrante começou refletindo sobre as origens do desenvolvimento moral e a influência de fatores culturais, genéticos e da própria religiosidade neste processo. Citou Jean Piaget, epistemólogo suiço (ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e validade do conhecimento), e identificou uma “inteligência egocêntrica” nas crianças antes de chegar à heteronomia, palavra usada para expressar quem respeita as regras em função das punições, mas sem aceitá-las (legitimá-las) internamente.

“Ter uma sociedade que só funciona na base da punição é um problema muito sério”, ponderou. “O comportamento moral deve ser considerado de acordo com a motivação, que são os elementos afetivos, as intenções”. Ou seja, o sujeito ético seria “aquele para quem os valores morais trazem sentido à vida”.

Lívia lembrou que o Brasil está apenas na 80ª posição no ranking dos menos corruptos, dado que comprova a necessidade de desenvolver condutas cientes das consequências coletivas dos atos individuais: “Os honestos têm um regulador interno, sentem que a própria satisfação por agir certo já é uma recompensa”.

“Comunicação Não Violenta no Compartilhamento do Espaço Urbano”

Na palestra seguinte, a doutora Naoko Silveira, médica sanitarista e coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes, Promoção à Saúde e Cultura de Paz da Secretaria Municipal de Saúde, abordou a “Comunicação Não Violenta (CNV) no Compartilhamento do Espaço Urbano”.

Naoko convidou Merian Lopes, enfermeira coordenadora do Centro de Saúde Vila Padre Anchieta, e Paulo Cardoso, dentista do Centro de Saúde Boa Vista, responsáveis pela divulgação da Comunicação Não Violenta no distrito norte, para uma ilustrativa dinâmica sobre a ferramenta.

“A CNV fala ao coração”, apontou Naoko. “Atualmente é difundida em vários setores por 47 profissionais de áreas como assistência social, educação, saúde e transportes, devidamente capacitados para tal”.

A CNV baseia-se nas pesquisas do psicólogo americano Marshall Rosemberg, na psicologia humanista de Carl Rogers e no fundador do princípio da não agressão (Satyagraha), líder indiano Mahatma Gandhi.

“Quando estiver em conflito, mude o foco. Tire-o da culpa e foque no sentimento, na necessidade não atendida”, sugeriu Paulo Cardoso. Segundo ele, há diferentes maneiras de receber uma mensagem negativa: culpando a si mesmo, ao outro, percebendo os próprios sentimentos/necessidades ou percebendo também os sentimentos/necessidades do outro.

Saem de cena verbos como rotular, exigir, reagir, moralizar (dos preconceitos); evidenciam-se o ver, ouvir, lembrar e sentir. “Ao invés de julgamento, observação”, propôs Paulo. “Qual é a ‘boa razão’ (necessidade) de o outro agir assim (sentimento)? Tire o foco da culpa do outro e ofereça empatia, que basicamente é escutar, estar presente, com clareza e certa vulnerabilidade”, aconselhou.

“Responsabilidade Civil e Cidadania no Trânsito – Uma Questão de Respeito e Educação”

Por fim, em uma contundente e emocionante palestra,  o engenheiro Fernando Alberto da Costa Diniz, 66, pai de Fabrício Diniz, 20, vítima do trânsito na Avenida das Américas (Rio de Janeiro) em 2003, proferiu “Responsabilidade Civil e Cidadania no Trânsito – Uma Questão de Respeito e Educação”.

Fernando Diniz preside a Associação de Parentes, Amigos e Vítimas de Trânsito (Trânsito Amigo). Sua luta é pela vida no trânsito, que ressalta estar “em nossas mãos”. Ele pede maior fiscalização – “com proteção do bem maior, a vida” –, legislação mais rígidas e o fiel cumprimento da Lei Seca, coibindo “ações irresponsáveis, egoístas e criminosas de quem bebe e causa acidentes de trânsito”.

O palestrante destacou que as guerras matam menos que o trânsito no mundo – “A cada cinco anos temos um novo Holocausto nas ruas e avenidas” – e que o Brasil gasta mais de 40 bilhões anuais com tragédias nas vias. Mostrou imagens das ações da Trânsito Amigo, vídeos de campanhas pela paz na circulação e prestou homenagem ao filho, que cursava o segundo semestre de Engenharia Eletrônica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “Assim como ele, muitos faleceram de forma fútil e evitável. Os governos precisam despertar para isto. Estou cansado, me sinto nadando contra a correnteza, mas basta que um dos presentes saia desta palestra ciente das próprias responsabilidades para que minha viagem valha totalmente a pena”, desabafou.

“Como vítimas de trânsito, podemos e devemos cobrar respostas daqueles que detêm o poder. Reservamo-nos o direito de cobrar das autoridades constituídas soluções definitivas, respeito e justiça. O que temos visto são estatísticas de acidentes e tragédias de trânsito aumentando todos os anos, frequentemente por culpa de irresponsáveis que desafiam a lei e os direitos fundamentais de cada um de nós”, alertou.

Conheça a luta da Trânsito Amigo pelo endereço eletrônico http://transitoamigo.com.br/website/

Semutran 2013

Confira os próximos eventos da Semana Municipal de Trânsito:

De 28/09 a 05/10 – Inspeção Veicular no Portão 5 da Lagoa do Taquaral, na parte externa. Vistoria gratuita em veículos particulares, com carreta e equipamentos para realização do check-up dos automóveis. O proprietário do veículo recebe um laudo com orientações para providenciar os reparos necessários. Também é realizada a medição de poluentes.

06/10 (domingo) – Passeio Ciclístico na região do Campo Grande. Concentração às 8h e saída às 9h na Praça João Amazonas, próxima ao Terminal Itajaí.

Autor: Edgard de Oliveira Jr. Última alteração em 27 de Setembro de 2013 às 11:27



Veja mais

 Trecho da Rua Coelho Neto será interditado nesta 5ª e 6ª feira, 21 e 22 de março

 Trecho da Rua Coronel Rodovalho terá bloqueio viário nesta quinta-feira, 21 de março

 Emdec implanta sentido único na Rua Anhangá, no Pq. Universitário de Viracopos

 Trecho da Rua Santa Ernestina com bloqueio viário nesta terça-feira, 19 de março

 Emdec disponibiliza ferramenta para consulta de infrações de trânsito

 Comunicado: alertas de notificações de autuações e penalidades

 Rede Temática facilita acesso a hospitais

 Trecho da Avenida das Amoreiras tem bloqueio viário neste sábado, 16 de março

 Emdec encerra 2ª rodada de visitas monitoradas às obras de implantação do BRT

 Emdec faz operação especial de trânsito e transporte para a 23ª Corrida da Lua

 Emdec faz operação especial de trânsito e transporte para Ponte Preta x Guarani

 Trecho da Rua Júlio Frank de Arruda terá bloqueio viário no domingo, 17 de março

 Emdec leva palestra de educação de trânsito a calouros de Medicina da Unicamp

 Emdec promove 2ª rodada de visitas monitoradas às obras de implantação do BRT

 Emdec altera a circulação de veículos em trecho de obras do BRT no Corredor Campo Grande

 Obras do BRT Campo Grande na Avenida JBD avançam para o Jardim Nova Esperança

 Trecho da Rua Luzitana terá bloqueios viários no domingo, 10 de março

 BRT campineiro: obras de implantação dos três corredores geram 578 empregos com carteira assinada

 Avenida Ruy Rodriguez terá alterações viárias a partir de quinta-feira, 7 de março

 Mais 36 eventos de Carnaval terão apoio operacional da Emdec nos cinco dias de folia

 Ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul é opção de lazer saudável no Carnaval

 Emdec mantém serviços essenciais durante o Carnaval

 Emdec altera sentido de circulação e implanta semáforos em vias no município

 Trecho da Avenida das Amoreiras com bloqueio viário nesta quarta, 27 de fevereiro

 Emdec fecha duas transposições na Avenida das Amoreiras por conta das obras do BRT

 Ciclofaixa de lazer Taquaral / Norte-Sul em operação no domingo, 24 de fevereiro

 Emdec mantém operação especial de trânsito para desfiles de blocos carnavalescos

 Emdec leva ações educativas a escolas das regiões do Campo Grande e Ouro Verde

 Emdec prepara operação especial para o fim do Horário de Verão

 Trecho da Av. Dr. Moraes Salles com bloqueio viário no domingo, 17 de fevereiro

 Campinas reduz em 33% o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito

 Emdec realiza operação especial para desfiles de blocos carnavalescos

 Emdec altera sentido de circulação em trechos da Av. Jacaúna, na região da Vila Aeroporto

 Últimos dias para aproveitar a Operação Verão Vivo

 Obras do BRT Campo Grande na Avenida JBD avançam para a região do Jardim Aurélia

 Novo bloqueio em trecho da Rua Eduardo Nogueira a partir de segunda, 11 de fevereiro

 Trecho da Rua Júlio Frank de Arruda terá bloqueio viário no domingo, 10 de fevereiro

 Trecho da Rua dos Alecrins será interditado no sábado, 9 de fevereiro

 Moisés Lucarelli e Brinco de Ouro têm bloqueios viários para jogos do fim de semana

 Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul são opções de lazer no fim de semana

 Trecho da Amoreiras prossegue com bloqueio viário nesta quinta, 7 de fevereiro

 Trecho da Rua Dr. Arnaldo de Carvalho terá bloqueio viário quinta, 7 de fevereiro

 Emdec leva ações educativas a 18 escolas de Campinas

 Trechos da Amoreiras com bloqueio viário terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de fevereiro

 Trecho da Vitoriano dos Anjos terá bloqueio viário nesta terça e quarta-feira, 5 e 6/02

 Trecho da Rua Eduardo Nogueira terá bloqueio viário a partir de segunda, 4 de fevereiro

 Emdec realiza Operação Volta às Aulas 2019

 Trechos da Amoreiras com bloqueio viário nesta sexta e sábado, 1º e 2 de fevereiro

 Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul são opções de lazer no fim de semana

 Avenida Ruy Rodriguez com bloqueios viários a partir desta 4ª feira, 30 de janeiro



Página 1 de 153

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>

Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia