Página Principal  / Notícias  / Mais 36 eventos de Carnaval terão apoio operacional da Emdec nos cinco dias de folia

Notícias

ver todas
Mais 36 eventos de Carnaval terão apoio operacional da Emdec nos cinco dias de folia

A operação especial de trânsito e transporte programada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para apoiar o Carnaval 2019 continua entre os dias 1º e 5 de março. Serão mais 36 eventos carnavalescos neste período, cujas intervenções viárias serão realizadas pelas equipes da Emdec, para garantir a segurança e a fluidez no trânsito. 

Os eventos ocorrem em 15 regiões do município: Barão Geraldo, Cambuí, Campo Grande, Campos Elíseos, CDHU Vila Renascença, Centro, Jardim Chapadão, Joaquim Egídio, São Bernardo, Satélite Iris I, Sousas, Vila Costa e Silva, Vila Nova Teixeira, Vila Padre Anchieta e Vila Teixeira. 

Durante a realização dos blocos carnavalescos, agentes da Mobilidade Urbana realizam os bloqueios e desvios necessários, além de auxiliarem motoristas e pedestres. Também acompanham o embarque e desembarque dos usuários do transporte público coletivo; e orientam os motoristas sobre possíveis alterações nos itinerários dos ônibus. Equipes semafóricas atuam na reprogramação dos equipamentos, para garantir a fluidez do tráfego.

Nos próximos cinco dias de folia, a Emdec adotará frota reserva de ônibus para suprir eventuais necessidades de demanda. Serão 14 veículos adicionais, distribuídos nos terminais Campo Grande, Central, Mercado e Ouro Verde, no período das 22h até as 1h. A partir das 3h30, esses veículos estarão disponíveis no Terminal Barão Geraldo, devido à grande quantidade de eventos carnavalescos programados para o distrito. 

Aos usuários do transporte público que não utilizam o Bilhete Único, a Emdec recomenda a compra antecipada do bilhete QR Code (Quick Response Code, Código de Resposta Rápida), em papel, diretamente nos terminais; ou pelo celular, através do aplicativo “Transurc Smart”, pagando com cartão de crédito. A recomendação leva em conta que alguns eventos carnavalescos serão realizados nas madrugadas, fora do horário de expediente dos terminais. Em janeiro, o município extinguiu totalmente o pagamento embarcado da passagem de ônibus em dinheiro.  

Eventos
No sábado, 2 de março, o Centro de Convivência, no Cambuí, recebe o “Bloco Toma na Banda”, a partir das 14h, com expectativa de público de 4 mil pessoas. Dez agentes da Emdec acompanham as intervenções nas vias impactadas pelo desfile: Antônio Cesarino, Benjamin Constant, Francisco Glicério e Conceição, até o retorno ao Centro de Convivência. O término do evento está previsto para as 22h. Dez agentes da Emdec prestarão apoio ao evento. 
 
No mesmo dia, a “Nação Bantos de Savuru” anima os foliões da região do CDHU Vila Renascença. A organização estima que 150 pessoas participem. As intervenções viárias ocorrem no período das 17h até as 22h, com apoio de quatro agentes da Mobilidade Urbana. O percurso será pelas vias José Alves Ferreira (Sede Capoeira Semente Jogo de Angola), Júlia Lopes Pinheiro, Novotel, Antonio Camote, Lídia Rodrigues Barbosa, Nilce Maria Tassi, Mário Natal até a Praça Lorena Fieter Valadares. 
 
Ainda no Cambuí, ocorre o evento “Clube Campineiro de Regatas e Natação”, na terça-feira, 5 de março, das 16h às 18h. O itinerário do desfile abrange as vias Maria Monteiro, Coronel Silva Teles (no contrafluxo), Coronel Quirino e Barreto Leme, com retorno ao Clube Regatas pela Rua Maria Monteiro. A organização estima que 500 pessoas participem e dois agentes da Emdec realizarão as intervenções viárias necessárias. 
 
No domingo, 3 de março, três agentes da Mobilidade Urbana prestam apoio operacional ao bloco “Urucungos”, que ocorre na Vila Nova Teixeira, no período das 15h às 19h. A organização espera reunir cerca de 1 mil foliões. O bloco tem saída pela Salvador Lombardi Neto, seguindo pelas vias Colibri, Nelson de Noronha Gustavo, Sílvio Machado de Campos, Jardel Frederico de Boscolli, Cesar Ladeira e Salvador Lombardi Neto. 
 
Também no domingo, é a vez do bloco “Vai que Vira” ir às ruas do Bairro São Bernardo, com estimativa de 200 participantes. As intervenções viárias ocorrem no período das 17h às 1h, com apoio de quatro agentes da Mobilidade Urbana. A concentração será na Rua São Vicente de Paula, no trecho entre as vias Espírito Santo e Ceará. O bloco passará pelas vias Rio de Janeiro, Campos do Jordão e José de Castro Mendes, retornando ao ponto de concentração. 
 
Já na segunda-feira, 4 de março, a Praça Getúlio Vargas, na Vila Teixeira, recebe o “Bloco da Vó Tiana”, que ocorre entre 15h e 22h. A organização estima a participação de 1 mil foliões. Serão dois agentes da Emdec apoiando o evento. 
 
No mesmo dia, o “Bloco Círculo Militar” desfila na região do Jardim Chapadão, devendo mobilizar cerca de 500 pessoas. As intervenções viárias ocorrem no período das 16h às 19h, com apoio de dois agentes da Mobilidade Urbana. O percurso segue da Avenida Getúlio Vargas (sede do Clube Círculo Militar) para a Pio XII, retornando ao ponto inicial. 
 
Em função do carnaval de rua e dos bailes noturnos promovidos pelo clube, a Emdec programou alteração no itinerário dos ônibus das linhas 360 e 360.1 (Proença/Castelo), nos dias 2 e 4 de março, das 20h30 às 2h; e nos dias 3, 4 e 5 de março, das 15h30 às 21h. 
 
carnaval-campinasDistritos
Dos 36 eventos programados para o fim de semana do carnaval, 18 serão realizados nos distritos de Campinas. Em Barão Geraldo, serão nove blocos carnavalescos, começando pelo “Berra Vaca”, que ocorre na sexta e na terça-feira, 1º e 5 de março, no período das 23h até as 6h. A Emdec presta apoio operacional ao evento, com oito agentes por dia. A organização espera mobilizar em torno de 12 mil pessoas no total dos eventos. A concentração será entre as ruas Júlia Leite de Barros e Eduardo Modesto (Praça Sibipiruna). O percurso seguirá pelas vias Santa Isabel, Lucinda Carvalho Marques e Vitorino Ferrari, local da concentração final. 
 
No sábado, 2 de março, haverá o evento “Carna Sítio + Caixeirosas”, das 14h às 20h, com expectativa de público de 1 mil pessoas. Serão quatro agentes da Emdec em apoio. O desfile será no entorno da Praça Durval Pattaro, passando pelas vias Antonio Pierozzi, Angelo Vicentin, Modesto Fernandes e Francisco de Barros Filho. 
 
No mesmo dia, os organizadores do “Bloco União Altaneira” esperam reunir 5 mil foliões, no período das 17h às 3h. O desfile será realizado na Avenida Santa Isabel, com início na altura da Rua Júlia Leite de Barros (moradia de estudantes da Unicamp) e concentração final na altura da Rua Antonio Pierozzi (Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende). Oito agentes da Mobilidade Urbana realizam as intervenções viárias. 
 
Nos dias 2, 3 e 5 de março, o bloco “Matinê Zé Coquinho + Grupo Nininzada” deve levar cerca de 1,5 mil foliões às ruas de Barão Geraldo no total dos eventos, programados para o período das 16h às 0h. O desfile abrange as vias Carlos Martins, Manoel Antunes Novo, Francisco Andreo Aledo e José Martins, com concentração final na Praça do Côco. Em cada um dos eventos, quatro agentes da Emdec executam bloqueios e reservas de vagas em trechos das vias Manoel Antunes Novo, Carlos Martins e Francisco Andreo Aledo. 
 
No domingo, 3 de março, a Emdec presta apoio a mais dois eventos em Barão Geraldo, com oito agentes da Mobilidade Urbana no total. O “Bloco Matuá” ocorre no período das 18h às 22h, com expectativa de reunir 500 foliões. A saída será pela Praça Américo Ferreira de Camargo, passando pelas vias Dirce Barbiere Gianese, Raul de Souza e José Martins, até a Praça do Côco. Já o “Jegue Gerso” promete reunir 3 mil foliões, no período das 23h às 5h. A concentração inicial e final será na Praça do Côco; o desfile segue pelas vias Zelia Seixas de Siqueira, Francisco Andreo Aledo, Jerônimo Pattaro, Josepha Antonia Maria Picelli e José Martins. 
 
Na segunda-feira, 4 de março, é a vez do “Bloco do Cupinzeiro” e do “Urso Ki Ti Schubsen”, ocuparem as ruas de Barão Geraldo. A expectativa é reunir 1 mil e 500 foliões, respectivamente. No total, a Emdec mobilizará oito agentes da Mobilidade Urbana. O bloco “Urso Ki Ti Schubsen” ocorre das 23h30 às 2h, com concentração inicial e final na Praça do Côco; e desfile pela Avenida Santa Isabel. Já o “Bloco do Cupinzeiro” será no período das 16h às 0h, com desfile pelas vias José Martins, Modesto Fernandes, Santa Isabel e Agostinho Pattaro. 
 
Com o apoio ao bloco “Sonhos Havaianos”, a Emdec encerra o esquema operacional para o carnaval de Barão Geraldo, na terça-feira, 5 de março. O desfile ocorre no período das 2h às 6h, com expectativa de mobilizar 700 foliões. Quatro agentes da Mobilidade Urbana acompanham as intervenções nas vias José Martins, Agostinho Pattaro, Santa Isabel e Armando Sebastião Bonomi, local da concentração final. 
 
Entre os dias 1º e 5 de março, das 18h às 6h, a Emdec também realiza reserva de vagas, coibindo o estacionamento de veículos, nos dois sentidos da Avenida Santa Isabel, em Barão Geraldo, no entorno da Banca Central. A medida é necessária para garantir a fluidez viária no local, que recebe grande concentração de foliões. 
 
Já no distrito de Sousas, a folia será no sábado e no domingo, com o “Bloco Paredão”. A organização espera 1 mil participantes por dia. As intervenções viárias ocorrem no período das 12h até as 21h, com o apoio de oito agentes da Mobilidade Urbana em cada evento. A concentração será na Casa de Cultura e Cidadania, o bloco segue em desfile pelas vias Treze de Maio e Maneco Rosa, com concentração final na Praça Beira Rio. Haverá bloqueio em trecho da Rua Maneco Rosa, na altura do cruzamento com a Avenida Isabelita Vieira.
 
No Campo Grande, o bloco “O Morro Vai Ter Vez” mobiliza os foliões na Praça João Amazonas, no período das 13h às 22h. São esperadas 1,5 mil pessoas e dois agentes da Emdec acompanham o evento. 
 
Também no sábado, no distrito do Ouro Verde, a folia será comandada pelo “Bloco Sem Preguiça”, na região do Campos Elíseos, no período das 15h às 20h. O bloco deve reunir cerca de 300 foliões, segundo os organizadores. Quatro agentes da Mobilidade Urbana realizam as intervenções viárias necessárias. O percurso será pelas vias Mogi Mirim, Sumaré e Pedreira, até chegar à Praça Monte Alegre. 
 
No distrito de Joaquim Egídio, serão três eventos. No sábado, o “Bloco da Galinhada” contará com apoio operacional de dois agentes da Emdec, no período das 15h30 às 22h. São esperadas 500 pessoas. O evento tem concentração na “Trilha de Joaquim”, próximo à Rodovia Dr. Heitor Penteado; seguindo pela Rua Manoel Herculano da Silva Coelho, até a altura do Restaurante Armazém da Estação. Haverá bloqueios nesta via e na Rua Hermógenes Augusto. 
 
Na segunda e terça-feira, será a vez do bloco “Unidos da Tribo” animar os foliões. Os eventos ocorrem no período das 12h às 20h e promete reunir cerca de 5 mil pessoas por dia, segundo a organização. O evento impacta a Rua José Ignácio (Salão Social de Joaquim Egídio) e todo o entorno da Praça Dom Agnello Rossi. Oito agentes por evento realizam reserva de vagas nessa área e bloqueios na Rua José Ignácio (na altura das vias Dr. Heitor Penteado, Eugênio José Vicentini e Alcides Jorge). 
 
Monitoramento
Dez eventos de baixo impacto viário serão monitorados por agentes da Mobilidade Urbana, com expectativa de quase 10 mil participantes no total, segundo os organizadores. Na sexta-feira, 1º de março, o monitoramento abrange o “Bloco Boi e Fábrica da Folia” (Praça Bento Quirino, no Centro, das 17h às 22h); e o “Bloco Rua 03” (Rua José Casonatto, no Satélite Iris I, das 10h às 0h). Este último evento se repete de 2 a 5 de março, com monitoramento da Emdec. 
 
No sábado, 2 de março, serão outros dois eventos monitorados: “Carnaval da Estação” (Estação Cultura, no Centro, das 14h às 22h30; e “Bloco Boi e Fábrica da Folia” (Praça Central da Vila Costa e Silva, das 14h às 22h). No domingo, 3 de março, o monitoramento se concentra no “Carnarock”, que ocorre na Estação Cultura, no Centro, das 13h às 23h. Já no domingo, 5 de março, haverá monitoramento da “Matinê Espaço Maria Monteiro” (Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, na Vila Padre Anchieta, das 13h às 20h). 
 
A população pode esclarecer dúvidas sobre as intervenções viárias e alterações no transporte público pelo telefone “Fale Conosco Emdec 118”. 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 28 de Fevereiro de 2019 às 18:02



Veja mais

 Trecho da Avenida das Amoreiras terá bloqueio viário de 20 até 24 de maio

 Trecho do Corredor de Ônibus Amoreiras fechado neste sábado, 18 de maio

 Dez pontos da cidade recebem instalação de carros batidos

 Trecho da Rua Dr. Salles Oliveira com bloqueio viário no domingo, 19 de maio

 Maio Amarelo leva educação de trânsito ao “Dia da Prevenção”

 Blitz amarela da Emdec distribui rosas e orientações de segurança no trânsito

 Ciclofaixa de lazer Taquaral / Norte-Sul é opção de diversão no domingo, 19 de maio

 Emdec monitora trânsito e transporte no Taquaral durante corrida noturna

 Emdec fará operação especial de trânsito para Festival Brasil Sabor

 Rua Lauro Vannucci com bloqueio viário nesta quarta-feira, 15 de maio

 Viaduto “Laurão” recebe simulado de acidente de trânsito

 Nova etapa das obras do BRT provoca bloqueios na Avenida John Boyd Dunlop

 Rede Temática facilita acesso a hospitais

 Comunicado: alertas de notificações de autuações e penalidades

 Emdec disponibiliza ferramenta para consulta de infrações de trânsito

 Rua Antônio Maurício Ladeira com bloqueio viário ininterrupto de 13 até 17/05

 Ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul é opção de lazer em família no domingo, 12/05, Dia das Mães

 Fórum discute Trânsito como problema de Saúde Pública

 Emdec participa de encontro de líderes da ANP Trilhos

 Maio Amarelo prossegue com fórum, ações no esporte e blitz educativa

 Em 2018, Campinas registra menor número de vítimas fatais desde 2003

 Avanço das obras do BRT provoca alterações de trânsito na Avenida John Boyd Dunlop

 Ciclofaixa de lazer Taquaral / Norte-Sul é opção de diversão no domingo, 5 de maio

 Emdec realiza operação de trânsito para corrida de rua no Centro

 Maio Amarelo incentiva redução da velocidade e atitudes seguras no trânsito

 Trecho da Rua Dr. Sílvio de Moraes Sales terá bloqueio viário na quinta-feira, dia 2 de maio

 Trecho da Avenida João Erbolato terá bloqueio viário na quarta e quinta-feira, 1º a 2 de maio

 Trecho da Avenida das Amoreiras será interditado neste feriado de 1º de Maio

 Ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul é opção de lazer no Dia do Trabalhador

 Emdec mantém serviços essenciais durante o Dia do Trabalhador

 Avanço das obras do BRT provoca bloqueio de transposição na Avenida das Amoreiras

 Emdec programa ações para atenuar impactos das obras da D. Pedro no trânsito urbano

 Trecho da Avenida das Amoreiras será interditado no domingo, 28 de abril

 Ciclofaixa de lazer Taquaral / Norte-Sul é opção de diversão no domingo, 28 de abril

 Emdec fará operação especial para Corrida Mais Vida Boldrini no domingo, 28 de abril

 Duas vias na região da Vila Madalena com bloqueio viário na segunda, 22 de abril

 Trecho da Avenida das Amoreiras será interditado nesta quinta-feira, 18 de abril

 Emdec fará operação especial de trânsito para o Circuito Tiradentes de Ciclismo

 Ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul é opção de lazer no Domingo de Páscoa

 Trecho da Avenida Anchieta terá bloqueio viário na sexta-feira, 19 de abril

 Emdec mantém serviços essenciais durante a Semana Santa

 Emdec fecha transposição na Avenida das Amoreiras por conta das obras do BRT

 Emdec adota medidas para diminuir impactos no trânsito urbano com as obras na D. Pedro

 Distrito de Barão Geraldo ganha Sistema Cicloviário

 Implantação dos Corredores BRT é tema de reunião do Condepacc

 Bloqueios viários no entorno do Galleria para corrida de rua neste domingo, 14 de abril

 Ciclofaixa de lazer Taquaral / Norte-Sul em operação no domingo, 14 de abril

 Trecho da Avenida das Amoreiras terá bloqueio viário no domingo, 14 de abril

 Trecho da Avenida Marechal Carmona com bloqueio viário no domingo, 14 de abril

 Prefeitura entrega Corredor Sudeste, com a Estação Abolição e novos abrigos na Câmara



Página 1 de 154

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>

Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia