Página Principal  / Notícias  / Credenciais para vagas exclusivas agora podem ser impressas on-line

Notícias

ver todas
Credenciais para vagas exclusivas agora podem ser impressas on-line

A emissão de credenciais para estacionamento em vagas exclusivas de idosos ou de pessoas portadoras de deficiência e com mobilidade reduzida agora conta com mais uma facilidade. A partir desta terça-feira, 29 de janeiro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) disponibiliza a impressão on-line da credencial. Com isso, todas as etapas do processo de emissão – do cadastro à impressão – poderão ser feitas pelo próprio solicitante, no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br/vagasexclusivas.

Outra inovação é que as credenciais passam a contar com QR Code (Quick Response Code – Código de Resposta Rápida) como forma de evitar fraudes em sua utilização. Com a leitura do QR Code por dispositivo apropriado, será possível confirmar o nome do beneficiário, número e data de validade da credencial. 

“Essa é mais uma iniciativa da Emdec baseada no tripé inovação, simplificação dos processos e redução de custos. Nosso intuito foi facilitar a vida dos idosos e das pessoas com deficiência, que poderão concluir todo o processo sem precisar se deslocar ou enfrentar filas. Além disso, adotamos o QR Code para aumentar a segurança na utilização das credenciais e coibir fraudes”, explica o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

O processo é realizado em poucos minutos, em duas etapas. No primeiro acesso, o solicitante deve preencher um breve cadastro contendo dados pessoais, tipo de credencial, documentos, endereço e contatos. Em seguida, deve enviar os documentos necessários digitalizados. Ao final da solicitação, um número de protocolo é gerado para que seja possível consultar o andamento do processo, na opção “6. Desejo consultar o andamento da solicitação”. Os documentos enviados são auditados pelo Setor de Atendimento da Emdec, no prazo médio de três dias úteis. 

Quando a solicitação for aprovada, o solicitante deve realizar um segundo acesso, indicando CPF e data de nascimento, para finalizar a impressão da sua credencial, na opção “8. Desejo imprimir a(s) credencial(ais)”. A impressão deve ser feita em papel A4 e está disponível para impressoras a laser ou jato de tinta. O procedimento pode ser feito em qualquer computador, bastando acessar com CPF e data de nascimento do solicitante. 

Caso sejam identificadas inconsistências nos documentos enviados, o pedido é indeferido e o motivo é discriminado para que o solicitante possa sanar a questão. Nos dois casos (deferimento e indeferimento), um e-mail é enviado informando ao solicitante o status do pedido. 

Antes dessa inovação, o solicitante deveria retirar a credencial pessoalmente na sede ou postos da Emdec ou optar pelo envio postal, mediante pagamento da taxa de postagem. O recebimento via Correios não estará mais disponível, sendo cumpridos somente os envios de solicitações realizadas até o dia 28 de janeiro. Porém, o cidadão ainda poderá solicitar a impressão da credencial pessoalmente na sede da Emdec, que fica na Rua Dr. Salles Oliveira, 1028, na Vila Industrial. 

vagas-especiais-emdec

O recurso de impressão on-line facilita também a renovação da credencial, que deve ser feita a cada dois anos. O pedido de renovação é realizado na página de vagas exclusivas, por meio do CPF e data de nascimento do beneficiário, seguida do envio dos documentos necessários digitalizados. Após auditoria dos documentos enviados, realizada em até três dias úteis, basta realizar a impressão on-line da credencial. 

Também a solicitação de segunda via por perda, furto ou roubo será facilitada, com o novo recurso. Anteriormente, era necessário preencher requerimento de solicitação, protocolar pessoalmente na sede da Emdec e realizar o pagamento de uma tarifa. Agora, basta que o beneficiário acesse a página de vagas exclusivas e realize a reimpressão da credencial. 

Desde o início do processo de cadastramento para vagas exclusivas de estacionamento, em 2010, a Emdec emitiu 117,4 mil credenciais. Foram 98,5 mil credenciais destinadas a idosos e 19 mil credenciais destinadas a pessoas portadoras de deficiência e com mobilidade reduzida. Somente no ano de 2018, foram emitidas 18,2 mil credenciais destinadas a idosos e 3,6 mil destinadas a pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção. 

Idoso
Têm direito a credencial de estacionamento de idoso pessoas com idade a partir de 60 anos. Para o cadastramento, é preciso informar nome, filiação, data de nascimento, sexo, número do RG, CPF, endereço, telefone e e-mail. É necessário enviar cópia digitalizada de documentos oficiais em que constem os números do RG e CPF. A credencial deve ser renovada a cada dois anos, no mês de aniversário. 
 
Pessoa com Deficiência
Para obter a credencial de estacionamento para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, além das informações e documentos exigidos para os idosos, é necessário enviar cópia digitalizada da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) ou do Cartão Bem Acessível, que substitui o laudo. 
 
A validade da credencial de pessoa com deficiência é de dois anos para quem possui deficiência permanente, devendo ser renovada após esse período, no mês do aniversário do beneficiário. Para as pessoas com deficiência temporária, a validade varia de acordo com o período estabelecido no laudo.
 
Vagas exclusivas
As credenciais para vagas exclusivas são regidas pelas resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ambas publicadas em 2008. De acordo com a Lei Federal nº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, 5% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público devem ser destinadas às pessoas com idade a partir de 60 anos. Segundo o Decreto n° 5.296/2004, 2% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público são para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência física ou visual. 
 
As credenciais de vagas exclusivas têm validade em todo o território nacional e devem ser exibidas no painel do veículo, com a frente voltada para cima. Estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial, rende multa gravíssima com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e punição de R$ 293,47, conforme Lei 13.281/2016. A credencial não isenta o usuário do pagamento no Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas (Zona Azul).

 

Autor: Ângela Silva Última alteração em 29 de Janeiro de 2019 às 10:56



Veja mais

 Emdec mantém operação especial de trânsito para desfiles de blocos carnavalescos

 Emdec leva ações educativas a escolas das regiões do Campo Grande e Ouro Verde

 Rede Temática facilita acesso a hospitais

 Comunicado: alertas de notificações de autuações e penalidades

 Emdec disponibiliza ferramenta para consulta de infrações de trânsito

 Emdec prepara operação especial para o fim do Horário de Verão

 Trecho da Av. Dr. Moraes Salles com bloqueio viário no domingo, 17 de fevereiro

 Campinas reduz em 33% o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito

 Emdec realiza operação especial para desfiles de blocos carnavalescos

 Emdec altera sentido de circulação em trechos da Av. Jacaúna, na região da Vila Aeroporto

 Últimos dias para aproveitar a Operação Verão Vivo

 Obras do BRT Campo Grande na Avenida JBD avançam para a região do Jardim Aurélia

 Novo bloqueio em trecho da Rua Eduardo Nogueira a partir de segunda, 11 de fevereiro

 Trecho da Rua Júlio Frank de Arruda terá bloqueio viário no domingo, 10 de fevereiro

 Trecho da Rua dos Alecrins será interditado no sábado, 9 de fevereiro

 Moisés Lucarelli e Brinco de Ouro têm bloqueios viários para jogos do fim de semana

 Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul são opções de lazer no fim de semana

 Trecho da Amoreiras prossegue com bloqueio viário nesta quinta, 7 de fevereiro

 Trecho da Rua Dr. Arnaldo de Carvalho terá bloqueio viário quinta, 7 de fevereiro

 Emdec leva ações educativas a 18 escolas de Campinas

 Trechos da Amoreiras com bloqueio viário terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de fevereiro

 Trecho da Vitoriano dos Anjos terá bloqueio viário nesta terça e quarta-feira, 5 e 6/02

 Trecho da Rua Eduardo Nogueira terá bloqueio viário a partir de segunda, 4 de fevereiro

 Emdec realiza Operação Volta às Aulas 2019

 Trechos da Amoreiras com bloqueio viário nesta sexta e sábado, 1º e 2 de fevereiro

 Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul são opções de lazer no fim de semana

 Avenida Ruy Rodriguez com bloqueios viários a partir desta 4ª feira, 30 de janeiro

 Trecho da Rua Dr. César Paranhos de Godói com bloqueio viário nesta quarta, 30

 Trecho da Rua Plínio Barreto terá bloqueio viário nesta quarta, 30 de janeiro

 Amoreiras terá bloqueios e alterações de trânsito a partir desta terça, 29 de janeiro

 Trecho da Rua Júlio Frank de Arruda terá bloqueio viário neste domingo, 27 de janeiro

 EMDEC registra 93 ocorrências por conta da chuva

 Emdec presta apoio operacional ao Circuito Corre Campinas no domingo, 27 de janeiro

 Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul são opções de lazer no fim de semana

 Motorista de ônibus da linha 121 desvia itinerário e socorre passageira infartada

 Alça de acesso da Rodovia Dom Pedro I é bloqueada em definitivo

 Avenida John Boyd Dunlop terá novo trecho de obras do BRT Campo Grande

 Trecho da Avenida das Amoreiras, no São Bernardo, fica com uma faixa de rolamento

 Venda de créditos para Bilhete Único Escolar e Universitário volta na segunda, 21 de janeiro

 Entorno do Estádio Moisés Lucarelli tem bloqueios viários neste fim de semana

 Dois trechos da Avenida das Amoreiras com bloqueio viário neste sábado, 19 de janeiro

 Trecho da Amoreiras terá bloqueio viário neste sábado, 19 de janeiro

 Emdec disponibiliza consulta on-line a situação cadastral de motoristas de aplicativos

 Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul são opções de lazer no fim de semana

 Trecho da Rua Barão de Atibaia com bloqueio viário nesta quinta, 17 de janeiro

 Emdec altera sentido de circulação em três vias no município

 Campinas elimina pagamento em dinheiro dentro dos ônibus a partir de 19/01

 Emdec disponibiliza possibilidade de parcelamento de multas de trânsito

 Avanço do BRT Campo Grande altera circulação no Jardim Paulicéia

 Verão Vivo e ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul são opções de lazer no fim de semana



Página 1 de 152

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>

Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia