Página Principal  / Maio Amarelo  / Maio Amarelo Campinas 2018 – Nós Somos o Trânsito

Maio Amarelo

ver todas
Maio Amarelo Campinas 2018 – Nós Somos o Trânsito

Em 2018, Campinas novamente aderiu ao Maio Amarelo, movimento que visa a preservar a vida no trânsito através de ações organizadas entre poder público e sociedade civil.

A iniciativa foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, chegou à quinta edição, sempre coordenada na cidade pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

O Maio Amarelo esteve presente em aproximadamente 100 eventos no município.

VÍDEO DA CAMPANHA


As ações em escolas, faculdades e universidades alcançaram dezenas de instituições, através dos seguintes eventos:
 
- Palestras
- Programas “Na pista certa” da Fundación Mapfre
O Centro Educacional Unificado (CEU) Florence I recebeu crianças de diversas escolas, para contação de histórias e minicircuito de trânsito.
- Contações de histórias / jogos pedagógicos
Na contação, promovida pela CCR AutoBAn através da empresa Ópera Cômica, o personagem Clown Zé narra uma divertida história que envolve trânsito. Os jogos pedagógicos da Emdec incluem jogo da memória e um painel magnético com elementos da Mobilidade Urbana.
- Espaços vivenciais (minicircuitos de trânsito)
Os minicircuitos da Emdec simulam o trânsito, para orientar pais/responsáveis e crianças sobre circulação segura.
- P.A.R.T.Y.
Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude, em que jovens do Ensino Médio visitam UTIs, conversam com vítimas de acidentes e assistem a palestras sobre segurança no trânsito.
- Programas “Bridgestone Educação no Trânsito”
O caminhão da Bridgestone levou minicircuito, jogo de trilha e atividades interativas às escolas.
- A gente aprende. Agente ensina
Palestras de educação de trânsito de Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec para alunos do Ensino Fundamental II.
- Idosos em movimento
Palestras voltadas ao público da terceira idade, para reconstruir a habilidade de compartilharem a cidade com atenção e segurança.


Minicircuito de trânsito na EE André Fort


Também foram visitadas organizações como empresas, órgãos públicos, igrejas e instituições do Sistema S (Sesc e Sesi), com diferentes ações:

- Palestras
- Espaços vivenciais (minicircuitos de trânsito)
- Idosos em movimento
- Instalação carro e moto batidos


Palestra no Sesi, para o Grutest


Houve corpo a corpo para conscientização de pedestres em vários pontos da cidade. Já a campanha “Álcool e direção. Combinação fatal”, em que educadores da Emdec fazem testes informais com bafômetros e fornecem orientações de segurança no trânsito, passou por diversos estabelecimentos de shoppings e distritos.

    

O Maio Amarelo abraçou eventos de prevenção do trauma – Salvando Vidas (instruções sobre reanimação cardiopulmonar), Stop the Bleeding (Pare o Sangramento, como atuar de forma imediata em acidentes envolvendo sangramentos) e Curso de Trauma –, bem como a programação de Mobilidade Urbana do mês: Curso Educação para o Trânsito e Mobilidade Urbana, Fórum RAC – Caminhos da Retomada, Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e Ruas Completas.

Oficinas credenciadas da Bosch Service ofereceram gratuitamente inspeção veicular e ambiental, vistoriando dezenas de itens de segurança dos veículos e distribuindo material educativo da Emdec. Mecânicos da Yamaha Madia Motosport realizaram moto check-up no Largo do Rosário, na Tenda da Segurança no Trânsito. Os primeiros motociclistas ganharam brindes.


Maio Amarelo no esporte

O movimento também marcou presença em eventos esportivos. Destaque para o Passeio Ciclístico Noturno, organizado pela Emdec, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, grupos de ciclistas, Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) e Rede Acesso. O passeio atraiu muitos participantes, que pedalaram 7 km por Avenida Francisco Glicério, Avenida Aquidabã, Rua General Marcondes Salgado, Viaduto São Paulo (“Laurão”), Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) e Avenida Orosimbo Maia.



Em www.emdec.com.br/maioamarelo, foram publicados vídeos com mensagens de esportistas locais que levantaram a bandeira do movimento. Maurício e André Heller, do Vôlei Renata; o técnico Doriva, da Ponte Preta; os pontepretanos Tiago Real e Paulinho; os jogadores do Guarani, Baraka e Lenon; o técnico do Vera Cruz Basquete, Vendramini; e as jogadoras Ariadna e Meli Gretter, do Vera Cruz, gravaram depoimentos sobre segurança viária.


Tá lá o corpo

 

Na campanha “Tá lá o corpo estendido no chão”, a Emdec pintou silhuetas de corpos em ruas e avenidas do município onde aconteceram acidentes de trânsito fatais, para alertar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, promovendo a segurança da circulação. Esses pontos – 53 na edição deste ano da campanha, distribuídos em 37 vias – representam parte das ocorrências registradas em 2017.


Publicações

  
A Emdec publicou o Guia de Atividades Maio Amarelo Campinas 2018, que trouxe sugestões de ações para empresas e escolas, incluindo propostas pedagógicas voltadas à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já o manual Boas práticas de Recursos Humanos para uma mobilidade mais humana e segura foi direcionado a trabalhadores e empresas. O material oferece orientações de segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros do transporte público. Além disso, a Emdec disponibilizou banners, cartazes, folhetos e panfletos.


Mídia e comunicação visual

O laço amarelo, símbolo do movimento, saiu estampado na capa do jornal Correio Popular em todos os dias do mês. A Rádio Educativa (FM 101,9) veiculou spots diários entre 8 e 30/05, e a EPTV o vídeo oficial da campanha, com 20 inserções no horário nobre entre 23 e 31/05.

A comunicação visual pelos parceiros do movimento foi abrangente, em camisas de times, instituições de ensino, ônibus e shoppings. Faixas do movimento ficaram em evidência no basquete, futsal e vôlei.

 



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia